Educação No campo da educação, o brasileiro caiu na real. Pergunte hoje a uma pessoa qualquer o que o Brasil precisa fazer para sair da crise. Há uma grande chance de que ela responda que sem uma boa escola não há remédio. Isso é novo. Tradicionalmente, as classes mais abastadas sempre encararam a escola como um instrumento de manutenção de status para seus filhos ou até mesmo como uma mola para a ascensão social. Agora, o que se afirma é que o país inteiro, não apenas suas elites, precisa do impulso educacional para que a sociedade toda possa desgarrar-se do pântano de pobreza em que está afundada.
Revista Veja – 20/11/1991
A oração “ ... que o Brasil precisa fazer... “ em : Pergunte hoje a uma pessoa qualquer o que o Brasil precisa fazer para sair da crise”.
completa o sentido do verbo perguntar da oração principal;
explica a conclusão do enunciado anterior;
confere ao antecedente um sentido geral, amplo e por isso desnecessário;
tem função de natureza adverbial;
delimita com segurança seu antecedente pronominal.
As palavras educação, manutenção e ascensão :
são núcleos de funções sintáticas;
exercem as mesma função sintática;
pertencem à mesma classe gramatical;
são derivadas de adjetivos;
possuem a mesma estrutura morfológica.
“Pergunte hoje a uma pessoa qualquer ... A forma verbal pergunte:
expressa um apelo, um convite ao leitor;
sugere um fato provável, apenas;
não se refere à segunda pessoa, já que ocorre elipse do sujeito;
dá ênfase a um fato presente que é assinalado pelo advérbio hoje;
refere-se à prolongação de um fato real do presente.
“No campo da educação, o brasileiro caiu na real”. A expressão caiu na real :
constitui uma apropriação lingüística, dada a origem do texto;
não se enquadra nos padrões gramaticais, porque o verbo cair foi usado como intransitivo;
está empregado no sentido conotativo e em linguagem descontraída;
não é adequada ao texto que, pelo assunto, exige linguagem culta;
não conseguiu expressar totalmente a intenção do texto.
Há uma grande chance de que ela responda que sem uma boa escola não há remédio”. Neste segmento a preposição sem :
indica a exclusão de uma possibilidade para solucionar a crise;
inicia o argumento de que uma boa escola é uma exceção;
reafirma a falta de boas escolas;
introduz a idéia de uma condição para sair da crise;
significa somente a ausência de boas escolas.
Em quantas frases o termo destacado não é agente, mas paciente do termo anterior? 1) “No campo da educação...” 2) “...como instrumento de manutenção...” 3) “...manutenção de status...” 4) “...pântano de pobreza...”
quatro
três
duas
uma
nenhuma
A forma verbal há leva acento ortográfico porque :
é um monossílabo átono;
é forma verbal ;
é palavra sem valor semântico;
é monossílabo tônico terminado em a;
a vogal a tem timbre aberto.
Dizer que o brasileiro caiu na real corresponde, no texto, a :
uma alusão à mudança da moeda;
uma mudança de atitude das elites brasileiras;
uma crítica à nova postura adotada;
uma alerta contra o abandono em que está a educação ;
uma decisão governamental de investir em educação.
“... o que o Brasil precisa fazer para sair da crise. O termo para tem valor de :
finalidade
concessão
direção
explicação
conclusão
“Isso é novo”. O termo isso :
é um pronome adjetivo, ocorrendo como sujeito;
refere-se ao enunciado anterior;
opõe-se ao argumento anterior;
indica uma novidade futura;
é expressão de reforço.
“Agora, o que se afirma é que o país inteiro, não apenas suas elites, precisa do impulso educacional...”. A forma verbal precisa:
não está empregada de acordo com a norma gramatical;
deveria estar empregada na terceira pessoa do plural;
ocorre no singular porque seu objeto é singular;
daria um sentido mais preciso ao texto se fosse substituída por “prescinde”;
obedece à norma gramatical, concordando com o “país inteiro”.
“...até mesmo como um amola para a ascensão social”. A expressão até mesmo.
indica com ênfase a inclusão de mais um elemento da comparação estabelecida anteriormente;
faz referência à possibilidade de uma inclusão;
registra a exclusão da afirmativa anterior;
ocorre com o valor de uma locução prepositiva;
estabelece um nexo comparativo entre dois elementos semelhantes.
“Há uma grande chance...” e “não há remédio”. Nos dois casos o verbo haver :
é impessoal, admitindo por isso flexão em todas as pessoas;
admite substituição pelo verbo Ter sem alterar o sentido do texto e sem ferir a norma gramatical;
é transitivo direto e aparece em orações sem sujeito;
é intransitivo e está anteposto ao sujeito;
está sempre acompanhado de predicativos.
Qual das palavras abaixo não possui um sufixo?
educação
brasileiro
remédio
social
sociedade
Pobreza é palavra grafada com Z; qual das palavras a seguir está incorretamente grafada?