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QCM portugais étude de texte (brésil)

Educação
No campo da educação, o brasileiro caiu na real. Pergunte hoje a uma pessoa qualquer o que o Brasil precisa fazer para sair da crise. Há uma grande chance de que ela responda que sem uma boa escola não há remédio. Isso é novo. Tradicionalmente, as classes mais abastadas sempre encararam a escola como um instrumento de manutenção de status para seus filhos ou até mesmo como uma mola para a ascensão social. Agora, o que se afirma é que o país inteiro, não apenas suas elites, precisa do impulso educacional para que a sociedade toda possa desgarrar-se do pântano de pobreza em que está afundada.
Revista Veja – 20/11/1991


Question 1: A oração “ ... que o Brasil precisa fazer... “ em: Pergunte hoje a uma pessoa qualquer o que o Brasil precisa fazer para sair da crise”.

a. completa o sentido do verbo perguntar da oração principal;
b. explica a conclusão do enunciado anterior;
c. confere ao antecedente um sentido geral, amplo e por isso desnecessário;
d. tem função de natureza adverbial;

e. delimita com segurança seu antecedente pronominal.

Question 2: As palavras educação, manutenção e ascensão:

a. são núcleos de funções sintáticas;
b. exercem as mesma função sintática;
c. pertencem à mesma classe gramatical;
d. são derivadas de adjetivos;
e. possuem a mesma estrutura morfológica.

Question 3: Pergunte hoje a uma pessoa qualquer ... A forma verbal pergunte:

a. expressa um apelo, um convite ao leitor;
b. sugere um fato provável, apenas;
c. não se refere à segunda pessoa, já que ocorre elipse do sujeito;
d. dá ênfase a um fato presente que é assinalado pelo advérbio hoje;
e. refere-se à prolongação de um fato real do presente.

Question 4:“No campo da educação, o brasileiro caiu na real”. A expressão caiu na real:

a. constitui uma apropriação lingüística, dada a origem do texto;
b. não se enquadra nos padrões gramaticais, porque o verbo cair foi usado como intransitivo;
c. está empregado no sentido conotativo e em linguagem descontraída;
d. não é adequada ao texto que, pelo assunto, exige linguagem culta;
e. não conseguiu expressar totalmente a intenção do texto.

Question 5:“Há uma grande chance de que ela responda que sem uma boa escola não há remédio”. Neste segmento a preposição sem:

a. indica a exclusão de uma possibilidade para solucionar a crise;
b. inicia o argumento de que uma boa escola é uma exceção;
c. reafirma a falta de boas escolas;
d. introduz a idéia de uma condição para sair da crise;
e. significa somente a ausência de boas escolas.

Question 6: Em quantas frases o termo destacado não é agente, mas paciente do termo anterior ?

1) “No campo da educação...”
2) “...como instrumento de manutenção...”
3) “...manutenção de status...”
4) “...pântano de pobreza...”

a. quatro
b. três
c. duas
d. uma
e. nenhuma

Question 7: A forma verbal leva acento ortográfico porque:

a. é um monossílabo átono;
b. é forma verbal;
c. é palavra sem valor semântico;
d. é monossílabo tônico terminado em a;
e. a vogal a tem timbre aberto.

Question 8: Dizer que o brasileiro caiu na real corresponde, no texto, a :

a. uma alusão à mudança da moeda;
b. uma mudança de atitude das elites brasileiras;
c. uma crítica à nova postura adotada;
d. uma alerta contra o abandono em que está a educação;
e. uma decisão governamental de investir em educação.

Question 9:“... o que o Brasil precisa fazer para sair da crise. O termo para tem valor de :

a. finalidade
b. concessão;
c. direção
d. explicação
e. conclusão

Question 10: “Isso é novo”. O termo isso:

a. é um pronome adjetivo, ocorrendo como sujeito;
b. refere-se ao enunciado anterior;
c. opõe-se ao argumento anterior;
d. indica uma novidade futura;
e. é expressão de reforço.


Question 11:“Agora, o que se afirma é que o país inteiro, não apenas suas elites, precisa do impulso educacional...”. A forma verbal precisa:

a. não está empregada de acordo com a norma gramatical;
b. deveria estar empregada na terceira pessoa do plural;
c. ocorre no singular porque seu objeto é singular;
d. daria um sentido mais preciso ao texto se fosse substituída por “prescinde”;
e. obedece à norma gramatical, concordando com o “país inteiro”.

Question 12:“...até mesmo como um amola para a ascensão social”. A expressão até mesmo.

a. indica com ênfase a inclusão de mais um elemento da comparação estabelecida anteriormente;
b. faz referência à possibilidade de uma inclusão;
c. registra a exclusão da afirmativa anterior;
d. ocorre com o valor de uma locução prepositiva;
e. estabelece um nexo comparativo entre dois elementos semelhantes.

Question 13:“Há uma grande chance...” e “não há remédio”. Nos dois casos o verbo haver:

a. é impessoal, admitindo por isso flexão em todas as pessoas;
b. admite substituição pelo verbo Ter sem alterar o sentido do texto e sem ferir a norma gramatical;
c. é transitivo direto e aparece em orações sem sujeito;
d. é intransitivo e está anteposto ao sujeito;
e. está sempre acompanhado de predicativos.

Question 14: Qual das palavras abaixo não possui um sufixo?

a. educação
b. brasileiro
c. remédio
d. social
e. sociedade

Question 15: Pobreza é palavra grafada com Z; qual das palavras a seguir está incorretamente grafada?

a. Enraizar
b. maizena
c. batizar
d. catequese
e. gás